maggiore

Como se não bastasse toda beleza verde da Umbria, existe ainda o Trasimeno! Sim, um dos maiores lagos da Itália é também o mágico “landscape” de cidades como Perugia, dando aos locais e visitantes o privilégio de poder reunir história medieval e natureza exuberante.

Pois bem…é difícil não ser poética ou romântica quando o assunto é Itália, principalmente se estamos a caminho de uma pequena Ilha no Trasimeno, para conhecer uma vila com alguns milhares de anos e pouquiíssimos habitantes.

Chegando na Ilha

Para chegar até a Ilha Maggiore é preciso pegar um mini ferry que sai de Pasignano, município que fica a 20km de Perugia. A travessia dura apenas 30minutos, mas poderia levar horas, considerando a beleza das paisagens e a calmaria de suas águas rasas, ricas em peixes e propícias para prática de esportes aquáticos.

O Vilarejo

O vilarejo da ilha também é um capítulo à parte. Com conservadas construções milenares que, inclusive, abrigaram personagens ilustres como São Francisco, a segunda maior ilha do TRasimeno é muito frequentada por turistas do mundo inteiro. Para nossa sorte, eles ainda não são muitos.

Com apenas 2 km de extensão, é possível conhecer a Ilha Maggiore em poucas horas de visita, com pausa para compras nas lojas de artesanato e almoçar num dos restaurantes especializados em frutos do mar; ops…frutos do lago! Os 35 habitantes da Ilha vivem exatamente da pesca, turismo e artesanato.