Untitled-2

Quem nunca sonhou um dia em viajar para o espaço? Ultrapassar a velocidade do som, flutuar sobre gravidade zero, passear pela órbita da Terra…Os aficionados pelo espaço – pra não dizer lunáticos – já podem realizar esse sonho nada acessível através de agências especializadas em viagens espaciais.

Mas se você não tem R$ 700.000,00 para pegar o SpaceShip e passar alguns instantes no espaço, mas ainda assim é apaixonado pelo universo, pode fazer uma “viagem” mais “realista”  na própria Nasa – Kennedy Space Center – tendo acesso à pesquisas e histórias das missões no espaço de forma interativa e divertida, além de ver de perto foguetes, satélites, aviões espaciais, astronautas e muito mais.

 

O John F. Kennedy Space Center fica a uma hora de Orlando, na cidade de Titusville, Flórida. É no KSC onde todas onde as operações são realizadas e onde são lançados os vôos espaciais da NASA desde  1968. De lá saíram as seis missões Apollo para a Lua e onde está, para visitação, o poderoso Saturno V, o maior veículo de lançamento da história. Nessa parte do complexo, você assiste o filme sobre as missões Apollo e uma apresentação inesquecível do pouso do homem na Lua.

Os filmes projetados nas salas IMAX- 3D, são outras atrações maravilhosas. Nessas salas gigantescas, você assiste os filmes Space Station – filmado por vinte e cinco astronautas – e o Hubble – descobertas e bastidores da história e de um dos maiores telescópios já construídos. O “Space Station” faz uma jornada da Terra até o ISS (Internation Space Station), já o Hubble mostra de forma extraordinária as descobertas do telescópio destacando a maneira como vemos o universo e a nós mesmos. O filme mostra ainda a última missão de reparo do Hubble a bordo do STS-125 – desde o lançamento – mostrando aspectos divertidos da rotina dos astronautas.

Pra quem gosta de emoção não pode deixar de ir no Suttle Launch Experience, um grande simulador  que, de acordo com os próprios astronautas, traz a sensação mais próxima de um lançamento real.  Você entra numa nave que “decola”   até a órbita da Terra com reprodução de sons, efeitos e sensações de gravidade zero .

 

O legal é chegar cedo para poder ver todas as atrações, além de fazer o tour de ônibus por dentro do complexo, que fica numa área de preservação ambiental onde é possível ver águias, jacarés, javalis entre outras espécies. O guia vai explicando  histórias e curiosidades da missões, enquanto assistimos um filminho e passeamos pelas áreas de lançamento, plataformas,  prédios administrativos, centro de controle etc. O tour faz três paradas: uma para o observatório, outra para exibição de um filme em 3D, e a terceira parada na estação Apollo, sem dúvida a mais legal.

Pra quem vai mais de uma vez por ano para Orlando, fica mais viável fazer o passe anual e poder visitar o KSC quantas vezes quiser  (foi o que eu fiz). Sem sombra de dúvidas é  menos lunático e beeeem mais barato que um ticket no SpaceShip!!