tokyo

Confusorário

Saímos de Chicago na tarde de domingo e desembarcamos no Aeroporto de Narita no final da tarde de segunda – quase 14h de vôo, plus13h da diferença de horário entre EUA e Japão.

Todo esse cansaço é motivo suficiente para entrar rapidinho no fuso, certo? Errado. Viaje para a Ásia e passe uma semana acordando todos os dias as 3h ou 4h da manhã!!

Surpreendente

Apesar da exaustão e do frio, Tokyo me pareceu ainda mais surpreendente depois das notícias que anunciavam crise no Japão. Crise? Como assim? Suas ruas continuam impecavelmente limpas, iluminadas e vivas, com grande movimentação noturna nos seus milhares de restaurantes.

 

Aconteça o que acontecer algumas coisas realmente não mudam no Japão: trânsito silencioso, povo extremamente civilizado (ainda que centenas de pessoas estejam cruzando as ruas ao mesmo tempo, nada altera o ritmo coordenado do Japão), muitas bicilicetas e dezenas de japoneses usando máscaras hospitalares, o que nos dá a sensação de que existe alguma doença contagiosa no país! Mas não se assuste, pois é muito normal, já que eles usam para se protegerem ou não contaminarem outras pessoas.  

Na minha opinião, a única coisa que deveria ser contagiosa para os ocidentais, especialmente brasileiros, é a educação e civilidade do povo japonês, sempre muito solícito, prestativo e sorridente. Infelizmente ainda estamos há anos luz de distância cultural.

Ginza Street
Aos sábados e domingos a Ginza street fica interditada para os carros, com mesinhas de cafés no meio da rua e japonesas (algumas bem chiques) passeando pelas lojas.

 

Na rua mais famosa da cidade – onde ficam badaladas grifes como Louis Vuitton, Prada, Bulgari, Tiffany – o movimento é sempre intenso nessas e em outras lojas de departamentos (apesar do preço não ser dos melhores) – sendo imperceptível qualquer sinal de crise que exista ou tenha existido.

 

Tokyo Tower

Era um dos poucos pontos turísticos que ainda não conhecia em Tokyo e, claro, não perdi a oportunidade de ir visitar dessa vez. Com a mesma estrutura e design da Torre Eifel, a Tokyo Tower é torre de observação de 332 metros onde é possível ver a cidade por todos os ângulos; uma vista espetacular. Agora todos os olhares agora se voltam para a Tokyo Sky Tree, a maior torre do mundo (duas vezes maior).