Fachada Vizcaya

Quem viaja sempre para Miami já percebeu que a cidade é muito mais que o paraíso das compras, aliás, Shoppings Centers não são nem de longe as melhores atrações de lá. Passada a euforia consumista das primeiras viagens, fica a vontade de explorar Miami de uma forma diferente.
Eu já escrevi muito sobre o que fazer em Miami – especialmente para quem viaja em família e não quer ficar entre o Dolphin Mall e Sawgrass – como andar de barco nas baías, assistir jogos de basquete ou futebol americano, ver os crocodilos em Everglades River ou os shows de golfinhos no Sea Aqquarium. Mas se seus interesses vão mais além que jacarés e golfinhos, há opções interessantes para entusiastas da arte e cultura.

Acredite ou não, há vários Museus em Miami com exposições e coleções históricas, sejam de arte contemporânea, clássica ou moderna como o Pérez Art Museum Miami (PAMM) (que ultimamente tem realizado um happy Hour bem divertido para os visitantes, propondo uma experiênia interativa) e o Vizcaya Museum and Gardens.
A Villa Vizcaya me chamou atenção pela beleza, preservação e especialmente pelo estilo renascentista italiano da mansão, que mais parece um palácio europeu.
A mansão foi construída entre 1914 e 1916 para ser residência de inverno do magnata James Deering, o então vice-presidente da International Harvester.
Pelos detalhes da propriedade, toda com inspiração europeia (afinal quem colocaria tantas lareiras numa casa em Miami?) e decoração, percebe-se a natureza extravagante do Sr. Deering e do supervisor artístico Paul Chalfin, que batizou os quartos com nomes espalhafatosos que nem o próprio dono aprovou.

 

Há muitas obras de arte e antiguidades (todas em um estado de preservação incrível) adquiridas por Deering na Europa e nos Estados Unidos, objetos criados sob encomenda para Vizcaya, além de algumas facilidades tecnológicas para a época como aquecedores, elevadores e sistema de refrigeração.
Os jardins são uma atração a parte! Eles reúnem elementos franceses e italianos, além de uma coleção de estátuas, chafarizes e follies.  Vi muitas meninas vestidas de princesa fazendo books fotográficos, com todo clima de realeza que o lugar traz. Afinal, se sentir na Europa em plena Florida pode ser uma experiência bem interessante e diferente.
Horário de Funcionamento
Todos os dias de 9:30 às 16:30 h, exceto as terças, Dia de Ação de Graças e Natal.