New York City

Assim como Miami, Nova Iorque é uma das cidades mais visitadas pelos brasileiros nos EUA e um dos destinos preferidos dos turistas. Cosmopolita, pluralizada e ao mesmo tempo singular,a cidade é, sem dúvidas, única exatamente por ser tantas em uma só.
E onde todos querem ficar? Na ilha de Manhattan, claro. É lá que ficam praticamente todos os pontos turísticos e lugares mais badalados, como restaurantes, teatros, shoppings e hotéis, não sobrando o menor interesse (e tempo) para conhecer outros distritos.

 

Se locomovendo
Desembarcou em NY e quer ir direto pra Manhattan? A opção mais fácil é o táxi, mas talvez não seja a mais rápida. A corrida vai te custar (em média) cinquenta dólares, mas o problema maior mesmo é o trânsito!
A segunda opção é o ônibus do NYC Airporter que te leva até a Port Authority (na 42nd street, a rua dos teatros). A depender do local em que estiver hospedado, você pode pegar uma van (serviço incluso) e ir até seu hotel.
A terceira opção é o transporte público, que pode ser mais rápida ou mais cansativa, a depender do horário. Já cheguei em NY em pleno horário de pico e disposta a aprender a utilizar o serviço de transporte público. Fiquei em pé boa parte do trajeto, mas valeu a pena pela experiência.

Metrô
Do aeroporto você pega o Air Train – serviço gratuito que circula pelo JFK Airport –  interligado ao sistema de transporte público. Para ir até o centrinho de Manhattan desca na Jamaica Station e pegue e linha E.
Lá na estação você vai precisar comprar o Metrocard, disponível em bancas de revista e carregá-lo ($$) em algum guichê ou maquininha. Diferente de Londres, por exemplo, em NY não há divisão por zonas e o valor das viagens é o mesmo ( $ 2,50).

42 Street
Como minha ideia era passar o dia caminhando em Manhattan, a primeira parada foi na principal rua de NY, a 42nd Street, conhecida pelos seus teatros, lojas e cruzamento com a Broadway road, que atravessa a Times Square.

Times Square
É a cara de New York e um dos cartões postais mais conhecidos dos EUA. O famoso cruzamento (da Broadway com a Sétima Avenida) com seus letreiros gigantes, cobre seis quadras com muitos teatros, cinemas, lojas, equipes de TV e muitos turistas, do mundo inteiro! Ainda pela manhã vi alguns repórteres e telejornais sendo transmitidos ali mesmo, causando frisson e muita agitação entre o público passante, (especialmente turistas), criando um cenário divertido e interessante. Ali, o retrato de NY pode ser capturado em questão de segundos, assim como o ritmo acelerado, típico de grandes cidades.

5a Avenida
A avenida mais famosa de NY é também símbolo de riqueza e poder. Ali estão luxuosas lojas de marcas famosas como Louis Vuitton e Prada e é um passeio imperdível, mesmo para quem não quer fazer compras ou sequer  entende de grifes. Caminhe sem pressa curtindo cada vitrine.

Sigheseeing
Se você é do tipo que prefere ter uma visão geral dos lugares onde vai, pode pegar o ônibus e fazer o sightseeing durante quatro horas, conhecendo os principais pontos turísticos e atrações de Manhattan com um guia pessoal, que conta fatos e estórias sobre NYC ao longo do percurso. Próximo à 42st você verá ônibus de diferentes empresas e agentes vendendo muitos pacotes dos passeios. A partir de $20.

Empire State Building
O prédio, que fica entre a quinta avenida e a 34 street, é o arranha céu mais famoso da cidade e um dos ícones culturais americanos. Inaugurado em 1931, o Empire State Building foi considerado uma obra prima da engenharia e, por quarenta anos, um dos mais altos prédios do mundo. Com 103 andares, o Empire State tem um grande observatório com vista panorâmica (360 graus) de NYC. Imperdível!

 

Onde comprar

Entre a 5a e a 7a avenida, ficam as lojas de marcas mais procuradas pelos brasileiros como Gap, Victoria’s Secret, Zara, H&M, Forever 21, Aeropostale, Banana Republic entre outras. Na 34 st você encontrará a Macy’s a gigante loja de departamentos onde se acha de tudo.

Na 5a Avenida – Para quem não abre mão do luxo, na avenida mais cara de Manhattan, você encontra grifes como Louis Vuitton, Dior, Prada etc.

quinta avenida quinta ave eu na time square