londres

Multifacetada

Intrigante, atraente, poética, controversa e intensa … Seria preciso muitos adjetivos para descrever a indescritível Londres, se é que essa é uma tarefa possível para alguem que deixou pra trás as impressões superficiais dos roteiros turísticos e hoje tem olhares diferentes sobre as muitas faces da capital inglesa. Como toda metrópole, Londres reúne milhões de imigrantes de todas as partes do mundo que se unem aos cidadãos britânicos e milhares turistas. Esse traço de caráter ou falta de, faz com que ela seja acusada de não ter identidade definida. Eu prefiro afirmar que Londres é dona de muitas personalidades. O que dizer de uma cidade cosmopolita cheia de contradições onde o clássico e o moderno se misturam num ambiente multicultural e dinâmico? Um lugar onde a própria arquitetura reflete diferentes épocas e estilos, como se todos os tempos coubessem num mesmo cenário, e os personagens , sejam eles lords ingleses, guardas reais ou jovens rebeldes, fizessem parte de uma mesma composição urbana. Londres é assim…única.

Onde todos se encontram

É sobre os 400 km de trilhos daquele que é o mais antigo e extenso metrô do mundo, que todas as tribos de todas as classes se encontram. Seja para onde for, você poderá se sentar ao lado de um indiano, paquistanês, mulçumano, judeu, punk ou quem mais o espaço do vagão permitir. E nao deixa de ser fascinante ouvir vários idiomas ao mesmo tempo, sentir toda essa atmosfera mista, colorida, harmoniosa e civil.

Se você pensa em visitar Londres, não deixe de conhecer London Underground. Olhando à primeira vista o “Tube Map”, com dezenas de linhas e cores, pode parecer complicado, mas não é. É tudo bem detalhado e sinalizado dentro e fora dos trens. É só saber exatamente o nome do lugar de destino e prestar atenção nas paradas. Outra dica importante é comprar o “Day Travel Card”, que te dá acesso às principais zonas e você pode andar o dia inteiro – inclusive de ônibus – usando o mesmo bilhete. Com certeza é o jeito melhor e mais barato de explorar os quatro cantos da cidade.

Cidade em movimento


Londres é viva, a qualquer hora do dia, o que faz a cidade estar em constante movimento e atividade. Além de museus, pubs, discotecas e restaurantes, há uma infinidade de teatros exibindo os mais famosos musicais da brodway entre outros incríveis. Você pode assistir a ultima sessão noturna e continuar seu passeio pelas ruas do centro, sem maiores preocupações. Com um índice baixíssimo de criminalidade, Londres é uma cidade muito segura para viver. Só não estranhe se ao triscar na faixa de pedestre, todos os carros pararem para você atravessar; afinal a educação é um ponto forte da cultura inglesa, o que aumenta meu fascínio pela cidade. Se você acha que lá o trânsito é confuso, só porque os carros trafegam pela mão esquerda, vai mudar de idéia quando comparar com o nosso…esse sim na contra mão de tudo. Quase não se ouvem sons de businas, e as pessoas tem uma paciência admirável. Bem…eu não me arriscaria a cometer uma infração qualquer num país onde as leis de trânsito são bastante severas.

Se depois de tudo isso você ficou com vontade de aterrissar na capital britânica, pode ir fazendo as malas, o roteiro e, claro, comece contar as horas. E se precisar de mais dicas, tenha sempre à mão o “Bagagem de mão”, pois ainda tenho muito pra contar sobre aquela que se tornou minha cidade favorita…”cheia” de significados…pelo menos pra mim!