happynewyear

Tradições

firework hongkongUma das experiências mais interessantes nessas minhas viagens, foi acompanhar alguns dias das festividades do Ano Novo Chinês que, segundo o calendário lunar, tem início hoje, dia 19.
As comemorações duram nada menos que quinze dias e começam antes da “virada” com visitas à familiares, jantares para encerrar o ciclo, oferendas aos deuses, decoração e “limpeza” das casas. Tudo na China fica decorado de vermelho e dourado ( cores que representam a boa sorte, sucesso e a riqueza). Já a limpeza é feita na véspera do ano novo para espantar os maus fluídos e reenergizar o ambiente para o ano seguinte.No primeiro dia do ano, as crianças e solteiros costumam receber de suas matriarcas (avós ou bisavós) envelopes vermelhos contendo dinheiro!

 

O mais longo feriado do país

dancadodragaoFoi a única vez que eu vi o país dos trabalhadores incansáveis, literalmente parar. Tudo só volta ao normal início de março.
As festas também são bonitas com fogos de artifícios , desfiles e danças. A mais tradicional delas, além de ser a principal atração das festividades é a dança do dragão (símbolo da China e pelo qual os chineses devotam muito respeito). Na dança, um grupo de homens executam passos coreografados, pulam e dançam imitando o movimento de um dragão, com varas que carregam o mesmo.

 

Ano do Carneiro

goatDe acordo com o horóscopo chinês hoje começa o ano Yuan ( do Carneiro ou da cabra se preferir, já que em chinês eles são o mesmo animal). Para os chineses, as crianças que nascem no ano do carneiro se tornam submissas como o animal, crença que provoca diminuição de gestações na China. Segundo as previsões o ano deve ser mais tranquilo, diferente do último ano, do cavalo. O carneiro simboliza paz, harmonia e sensibilidade, sendo muito positivo para as relações familiares e fins de conflitos.

20120929_194516