beach-cozumel

Conheço muita gente que consegue programar as férias com muitos meses de antecedência. Sabem exatamente para onde ir, quanto irão gastar e quais passeios irão fazer sem fugir muito do orçamento. No entanto, a grande maioria deixa mesmo para última hora, o que pode ser um grande negócio ou um grande risco, se levarmos em consideração as variações do câmbio, valores de passagens aéreas ou até mesmo condições climáticas. Pra quem pretende sair do Brasil sem encarar o frio do hemisfério norte, nem possíveis furacões, o Caribe é sempre um ótimo destino.

Mas como nem tudo é perfeito, poucos riscos podem significar gastos maiores, afinal inverno é alta temporada por lá, e tudo, obviamente, fica mais caro (principalmente as passagens aéreas). Com temperatura mais amena (por volta dos 28 graus) e sem chuvas nessa época, as ilhas caribenhas são um atrativo pra turistas do mundo inteiro. Não vamos esquecer que também estamos em época de feriados e férias coletivas. Já que não dá pra economizar muito nas passagens (que só começam a baixar mesmo a partir de fevereiro), que tal ir para a Ilha de Cozumel no México?

Com clima de verão o ano inteiro, hospedagens acessíveis e várias atividades para praticar, a ilha é um lugar perfeito para a família e o verdadeiro paraíso para quem gosta de mergulho, snorkel e esportes radicais – a ilha tem a segunda maior barreira de corais do mundo e proporciona visibilidade de até cinquenta metros. Há empresas que oferecem serviços turísticos com aluguel de equipamentos, equipes especializadas para mergulhadores experientes, bem como cursos básicos para iniciantes.

Boa parte do turismo na ilha é movimentada pelos cruzeiros (por isso os preços dos hotéis são mais baratos), mas muitos turistas vêm de Cancun ou Playa del Carmem, onde pegam o Ferry até Cozumel (35min.) pagando cerca de 12 dolares o trecho. Cozumel tem aeroporto, mas não aconselho comprar todo o roteiro aéreo, o que vai encarecer bastante sua viagem.

Cozumel

San Miguel de Cozumel é pequena, sem a badalação de Cancun, mas com boa estrutura de bares, restaurantes típicos e um bom comércio (com muitas joalherias). Tudo é pago em dólar americano, que por ser valorizado em relação ao peso mexicano, torna os serviços mais em conta. A dica é contratar todos os passeios lá mesmo no porto de chegada e acertar os valores diretamente com os locais. Contratamos um motorista muito gentil que nos levou para conhecer praticamente toda a ilha – que tem excelentes resorts com sistema all inclusive – passando pelas principais praias até as ruínas da antiga cidade Maya, San Gervasio. Pagamos cerca de cinquenta dólares o dia (uma média de $10 por pessoa).

Paradise Beach

Como o nome já diz é o paraíso perfeito para quem vem passar o dia, principalmente se desembarcou de algum cruzeiro. A praia é linda e oferece uma excelente estrutura como restaurante, wifi free, piscina, vestiários, brinquedos infláveis na água e atividades (caiaque, snorkel, standup) para quem gosta de esportes. Paga-se apenas U$3.00 para entrar e usar toda a estrutura (exceto os brinquedos e demais atividades).

Ruínas de San Gervasio

Consideradas sagradas pelos mexicanos, as ruínas de San Gervasio são um importante sítio arqueológico da antiga civilização Maia e um dos principais pontos turísticos do México. As ruínas da antiga cidade Maia, são construções (aliás, o que restou delas) de casas, edifícios e templos dos nobres (datadas de 100 a.C) e deuses, incluindo a casa da deusa Ixchel. Por muito tempo foi local de peregrinação das mulheres, que ali faziam pedidos e ofertas em troca de fertilidade.

Os guias locais explicam o significado de cada templo e edificação, contando a história e as curiosidades da cultura maia. O passeio é rápido, porque o lugar não é extenso, e o valor de entrada é simbólico. É preciso contratar um guia, pois não há placas com explicação, e passar o spray com repelente!

Sabor Mexicano

Uma vez em Cozumel, não deixe de visitar a tradicional e familiar destilaria de tequila Los Tres Tonos. Finalizamos nosso passeio experimentando diferentes tipos da bebida e provando um pouco mais da caliente cultura do México.

Com ares mais interioranos e tranquila, a Ilha de Cozumel é um destino para quem quer conhecer um Caribe bem estruturado, pouco badalado, com praias paradisíacas e águas cristalinas. Agrada todos os gostos e perfis (desde os que viajam para não fazer nada, ou para aqueles que não conseguem não fazer nada). Excelente opção para os amantes da natureza e esportes aquáticos!