Panama canal

 

042

Poucas pessoas sabem, mas o Panamá é o único lugar no mundo onde você pode ver o nascer do sol sobre Pacífico e o pôr do sol sobre o Atlântico. Isso graças a uma condição geográfica que permitiu a construção de uma das maiores obras de engenharia da história, o Canal do Panamá.

 

 

20140511_143128O canal artificial, um dos pontos de ligação marítima comercial mais importantes do mundo, tem apenas 80km de extensão, cobrindo o estreito istmo de terra que separava os oceanos ( por 400 anos foi o calcanhar de aquiles dos navegadores).

Para conhecer o interessante sistema de compartimentos  – que controla o nível de água para mover os navios de um oceano a outro – os turistas vão até o centro de visitantes Miraflores, um edifício com restaurante, museu, sala de projeção e um deck de observação onde se tem uma ótima visão da travessia dos navios.

Inaugurado em 1914, o canal encurta as distâncias entre as costas do EUA ( maior beneficiado, diga-se de passagem) e outros continentes.  As movimentações dos navios dentro das eclusas (canal lock chambers) são realizadas por tração externa, onde máquinas locomotoras sobre trilhos, percorrem em paralelo rebocando os navios. Para ir até Miraflores, o jeito mais barato é de táxi (média $ 12 do centro da cidade até o Canal).

 

A entrada que dá acesso ao museu, deck e sala de projeção custa $ 15, mas se você quiser apenas almoçar e ver os barcos atravessarem o canal, pode optar pelo buffet no único restaurante do local pagando $ 37 por pessoa.