Copenhagen

Recentemente assisti um especial na TV sobre a Escandinávia, ilustrando as razões pelas quais seus países estão entre os melhores do mundo em qualidade de vida. Fiquei pensando nas viagens que fiz a Copenhagen, na Dinamarca, e o quanto fiquei fascinada por aquele país. São tantas coisas para escrever sobre a cultura e estilo de vida dos dinamarqueses que ficaria impossível resumir tudo numa postagem só. Então eu dividi em duas partes!

Pra começar: Vocês sabem por que os olhos do mundo se voltam para a Dinamarca? Eu descobri porque…

Os mais felizes

Quando lembro da Dinamarca, as primeiras coisas que me vêm à mente são a simpatia e educação do povo. Lá todos são tratados com muito respeito, não importa a condição social.
Caminhando pelas ruas de Copenhagen, lembro de ter ficado impressionada com a receptividade, cortesia e sorrisos distribuídos pelas  pessoas, comprovando uma estatística curiosa: a Dinamarca está no topo do ranking dos dez países mais felizes do mundo. Os motivos? Muitos. Tudo na Dinamarca funciona (serviços públicos principalmente). Os problemas neste país simplesmente parecem não existir. Só pra ilustrar, Copenhagen está entre as melhores cidades do mundo para se viver!

Aliás, quando o assunto é pesquisa, os dinamarqueses estão sempre entre os primeiros da lista. O país é o menos corrupto do mundo, o terceiro mais avançado em tecnologia e informação, além de ser o único onde a renda das mulheres é superior à dos homens.

 

Ciclável

Copenhagen é uma cidade encantadora e linda, qualquer época do ano, mas confesso que no inverno o vento é tão gelado, que fica quase impossível caminhar pelas ruas (as temperaturas chegam a – 10). Portanto, meu conselho é ir no verão, onde as temperaturas são bem amenas (tão amenas que alguns dias parecem inverno) e assim poder passear pela cidade a pé ou de bicicleta, principal transporte do país, o que o torna destaque no quesito sustentabilidade.

Na primeira cidade do mundo nomeada “ciclável”, todos usam bicicleta, não importa a classe social ou de que maneira você está vestido. Vi muitas mulheres  de salto e homens engravatados indo para o trabalho pedalando. Em Copenhagen há mais bicicletas que habitantes (mais uma estatística!).

Utópica

Dinamarca é o “mundo encantado” para qualquer pessoa que sonha em morar num país onde os interesses da população sobrepõem a todos os demais. Converse com um dinamarquês (se você conseguir entender o inglês com aquele sotaque carregado) e sentirá que há uma certa satisfação (isso mesmo) em pagar a terceira maior taxa de impostos do mundo.

Tudo funciona perfeitamente por lá. A cidade de Copengahen é linda, limpa, segura, eficiente e organizada; um destino imperdível para todos os turistas que, assim como eu, ficam maravilhados com o estilo de vida do país. Depois de alguns dias na cidade, descobri que eles são mais satisfeitos com suas vidas, mais educados, mais ricos, mais desenvolvidos e melhor governados. Copenhagen é o espelho de uma nação que evoluiu em todos os setores: tecnologicamente, culturalmente e, principalmente, socialmente! Top!