capa

 Porque o inverno no Brasil também pode ser muito bom….

O frio chegou um mais cedo esse ano no sudeste e sul do Brasil. Com temperaturas mais baixas, começa a procura por destinos de inverno no país e passeios que sejam atrativos para os olhos e, claro, para o bolso também.
Pra quem pensa que só existem Campos do Jordão e Gramado como melhores opções de viagem para curtir o frio da estação com uma boa estrutura de hotéis, precisa descobrir as maravilhas das serras e montanhas catarinenses, suas estâncias e hotéis fazenda.

Alto Rio dos Cedros
No último inverno resolvemos pegar o carro e dirigir até Alto Rio dos Cedros, que fica no vale do Itajaí, aproximadamente 100 km de Joinville. A paisagem da região, com florestas de araucárias, rios, vales e cachoeiras, é impressionante! É no Alto Rio dos Cedros, que ficam os famosos lagos catarinenses Rio Bonito, Pinhal e Volta Grande. Se além de curtir o frio, seu objetivo é se “desligar do mundo”, você estará no lugar certo. Por isso sugiro que viaje sem pressa, parando durante o percurso para curtir a natureza.

Parador da Montanha
Nos hospedamos no Parador da Montanha, um hotel fazenda muito charmoso e aconchegante. É uma grande casa em estilo rústico, com projeto de bio-arquitetura, construída pela família que administra o hotel. Como são poucos quartos é preciso se programar com antecedência e fazer a reserva, já que o lugar fica cheio praticamente o ano todo. Além do ambiente familiar, o staff é super acolhedor, o que torna o atendimento um dos grandes diferenciais.
O café da manha e o jantar estão inclusos no pacote do hotel, até porque a ideia central é passar o dia descansando e contemplando as belezas naturais ao redor.

Turismo Ecológico
Mas se você não consegue desacelerar tanto, pode fazer o turismo rural e ecológico, como pescar, passear de remo, bicicleta, caminhar pelas trilhas ou andar a cavalo. Além da paisagem deslumbrante, as trilhas por dentro da mata, com subidas e descidas íngremes, fizeram do passeio a cavalo uma aventura emocionante!

Frio e Sossego…
Sentar na varanda em frente ao lago, ouvir os pássaros, os grilos, esperar pelo por do sol… Comer pinhão frito na chapa do fogão, tomar vinho em frente à lareira e esperar pelo jantar. Tem jeito melhor de curtir o inverno?

 

Dicas:

Procure hotéis na Região dos Lagos e verifique os períodos de alta estação (geralmente nos meses de inverno). Não deixe de ir no Caminho das Hortências e Penísula Palmeira. Se o destino não for Rio dos Cedros, há ainda muitas cidades na Serra Catarinenese como São Joaquim, Lages e Bom Jardim com boa estrutura de hotéis para programar sua viagem de inverno!

Algumas sugestões de hotéis e sites para mais informações:

www.paradordamontanha.com.br/

http://www.valedosventos.com.br/

http://www.paraisodasilhas.com.br/

http://www.serracatarinense.com/

http://www.santacatarinaturismo.com.br/

http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/06/o-que-fazer-em-3-dias-serra-sc.html