IMG_0185

Há destinos no mundo que estão no “bucket list” (as coisas que você deve fazer antes de morrer) de qualquer viajante. Quem não sonha em conhecer, por exemplo, as montanhas geladas da Suíça? Embora o país seja o paraíso dos esportes de inverno, a visita aos Alpes é um passeio para ser feito em todas as épocas do ano, por qualquer pessoa que ame belas paisagens.

Conhecer os Alpes Suíços foi, sem dúvida, uma das experiências mais incríveis que eu vivi nos últimos anos.  Eu estava em Zurich quando decidi passar um dia no Monte Pilatus, que fica na cidade de Luzern (mais ou menos 1 hora de trem de Zurich).

Como Chegar

Chegando em Luzern, é preciso pegar um ônibus (trajeto rápido) até Kriens e descer na parada Linde Pilatus. Ande um pouco e já estará na estação do teleférico que te leva até o Monte. O ticket (ida e volta)  até Pilatus Kulm custa CHF 72 e faz a rota Kriens/Alpnachstad/ Pilatus Kulm/ Kriens/Alpnachstad.

O primeiro trecho passa pela estação de Krienseregg e o segundo por Frakmuntegg, quando você troca de teleférico para seguir até a última parada. O trajeto total dura em média 30 minutos e é um deleite para os olhos. A vista da cidade de Luzern, o lago dos Quatro Cantões e a vegetação das montanhas são de tirar o fôlego, se é que posso ser bem clichê.

O que fazer

O Monte Pilatus é um lugar de contemplação! Difícil descrever a paz que  senti lá no alto, mais precisamente a 2119 metros de altura.  A minha dica é ir durante a semana, que vai estar mais vazio. Além de tranquilo, eu ainda tive a sorte de ver a paisagem toda branquinha porque era início de inverno na Suíça.

O local é super estruturado.  São dois hotéis (um deles erguido em 1890), sete restaurantes, lojinhas e o trem de cremalheira (que se locomove por engrenagens instaladas nos trilhos) mais íngreme do mundo, que pegamos na volta para Luzern. Embora dê um certo medo, pela a inclinação de 48 %, o trem é bem seguro. A rota dispensa comentários.

Pilatus Kulm oferece ainda passeios com percursos seguros, mas preferimos ficar por lá curtindo os Alpes e o nosso almoço no Queen Victoria, um restaurante de estilo clássico, comida maravilhosa e vista espetacular.
Passar um dia nos Alpes pode não ser um passeio barato, mas eu aconselho a todos que forem para a Suíça, não deixar de conhecer o Monte Pilatus. É um daqueles lugares que, provavelmente, você só vai uma vez na vida. Pra que economizar?